Aprenda a digitar

Aprenda a digitar

A digitação tem tudo a ver com a ideia de que cada dedo tem sua própria área no teclado. Graças a esse fato, você pode digitar sem olhar para as teclas. Pratique regularmente e seus dedos aprenderão sua localização no teclado através da memória muscular.

Postura em posição sentada para digitar Postura em posição sentada para digitar

Postura em posição sentada para digitar

  • Sente-se de forma ereta e lembre-se de manter as costas retas.
  • Mantenha os cotovelos dobrados no ângulo certo.
  • Fique de frente para a tela, com a cabeça levemente inclinada para a frente.
  • Mantenha de 45 a 70 cm de distância entre seus olhos e a tela.
  • Exponha os músculos do ombro, braço e punho ao mínimo esforço possível. Os pulsos podem tocar o tampo da mesa à frente do teclado. Nunca transfira o peso do corpo para os pulsos, apoiando-se neles.

Posição da linha inicial

Posição da linha inicial
Posição da linha inicial

Curve um pouco os dedos e coloque-os nas teclas ASDF e no JKLÇ, que estão localizadas na linha central das teclas de letras. Esta linha é chamada de LINHA INICIAL, porque você sempre começa a partir dessas teclas e sempre retorna para elas.

As teclas F e J nos seus dedos indicadores devem ter uma linha em relevo, para ajudar a encontrar essas teclas sem olhar.

Esquema de teclado

Pressione as teclas apenas com os dedos definidos.
Pressione as teclas apenas com os dedos definidos.

O teclado com cores no campo de entrada da aula ajudará você a entender qual dedo deve pressionar cada tecla.

  • Pressione as teclas apenas com os dedos definidos.
  • Sempre retorne à posição inicial dos dedos, "ASDF" e "JKLÇ".
  • Estabeleça e mantenha um ritmo enquanto digita. O pressionar das teclas deve ocorrer em intervalos iguais.
  • Ao digitar, imagine a localização do símbolo no teclado.
  • A tecla SHIFT é sempre pressionada pelo dedo mindinho oposto ao que pressiona a outra tecla.
  • Use o polegar que for mais conveniente para pressionar a barra de espaço.

Este método pode parecer inconveniente no início, mas não pare. Eventualmente, você vai perceber que estará digitando de forma rápida, fácil e conveniente. Para alcançar o resultado máximo, escolha um curso de digitação para o layout do teclado e no idioma desejado.

Não olhe para as teclas ao digitar. Apenas deslize os dedos até encontrar a marcação da linha inicial.

Movimentação dos dedos

Não olhe para as teclas ao digitar. Apenas deslize os dedos até encontrar a marcação da linha inicial.

Limite o movimento da sua mão e dedos apenas ao necessário para pressionar uma tecla específica. Mantenha suas mãos e dedos próximos à posição de base. Isso melhora a velocidade de digitação e reduz o estresse nas mãos.

Preste atenção nos dedos anulares e mindinhos, pois são consideravelmente subdesenvolvidos.

Não olhe para as teclas ao digitar. Apenas deslize os dedos até encontrar a marcação da linha inicial.

Velocidade de digitação

  • Não se apresse, você está começando a aprender. Acelere apenas quando seus dedos estiverem apertando as teclas certas por hábito.
  • Não tenha pressa ao digitar para evitar erros. A velocidade aumentará conforme você avança.
  • Sempre observe o texto com uma ou duas palavras à frente.
  • Passe em todas as aulas de digitação do Ratatype. Elas vão ajudar a ficar acima da velocidade média de digitação.
Cuide-se

Cuide-se

Faça uma pausa se achar que está se distraindo facilmente e cometendo muitos erros. É mais produtivo voltar depois que descansar.

É hora de praticar

Perguntas populares e dicas de digitação

  • É muito fácil, o principal é seguir algumas dicas básicas.

    1. Postura correta durante a digitação; sente-se direito com sua tela à altura dos olhos, a uma distância de 45-70 cm. Mantenha suas costas retas, dobre os cotovelos em ângulo reto e relaxe os músculos dos ombros, braços e mãos.
    2. Sempre comece a digitar com a ASDF JKL: teclas (esta linha é chamada de linha principal) e retorne seus dedos para a mesma posição.
    3. Bata as teclas somente com os dedos para os quais elas foram reservadas. Nosso esquema de cores o ajudará com isto.
    4. A tecla SHIFT é sempre pressionada pelo dedo mindinho oposto a um que bate na outra tecla. Use o polegar da mão que lhe for mais conveniente para pressionar a barra de espaço.
    5. Não olhe para as teclas quando você digitar. Apenas deslize seus dedos até que eles encontrem a marcação da linha de casa. Limite seu movimento da mão e dos dedos apenas ao que for necessário para pressionar uma tecla específica. Mantenha suas mãos e dedos próximos à posição de base.
    6. Acelere somente quando seus dedos batem nas teclas certas por hábito.
  • O principal é praticar muito e regularmente. Sua memória muscular vai melhorar a cada lição que você tirar, e todos os dez dedos saberão o que e onde pressionar o teclado.

    Exercite por apenas 15-30 minutos por dia e em poucas semanas, você saberá a localização exata de cada tecla sem sequer olhar para o teclado. Mas lembre-se, é importante aprender corretamente. Se você não aprender as posições corretas, você simplesmente perderá seu tempo.

    Não se esqueça de verificar seu progresso de tempos em tempos - basta fazer um teste de digitação. 

  • Digitação com dez dedos é a idéia de que cada dedo tem sua própria área no teclado. Graças a isso, você pode digitar mais rápido e sem olhar para as teclas.

    É essencial pressionar as teclas apenas com o dedo que foi projetado para elas. O teclado codificado por cores sob o campo de entrada da lição ajudará você a entender qual dedo deve apertar cada tecla.

  • Com Ratatype você pode aprender a técnica de digitação por toque com todos os dedos. A técnica é a idéia de que cada dedo tem sua própria área no teclado. Graças a isso, você pode digitar sem olhar para as teclas.

    Nossa pesquisa mostra que você pode digitar até 20% mais rápido com este método. Você pode ler mais sobre esta técnica em nosso artigo sobre digitação por toque.

    Pratique continuamente. Faça uma pausa se você sentir que se distrai facilmente e comete muitos erros. É mais produtivo voltar quando você se sentir refrescado.

  • A chave para o sucesso de qualquer atividade é o exercício regular. Assim que você perde uma lição, perde o tempo que já passou aprendendo as anteriores. Portanto, tente reservar 2-4 semanas para um treinamento regular todos os dias por 30 minutos.

  • Como em tudo, a regularidade é a chave para o sucesso. Fortalecer a memória muscular requer muita prática, e é importante que você faça exercícios regularmente.

    Exercícios de 15-30 minutos diários serão mais úteis do que exercícios de duas horas uma vez por semana. É mais fácil manter a concentração durante os exercícios curtos, além de ser muito mais fácil esculpir o tempo para eles.

    Pratique sempre que possível e não apenas com o Ratatype. Tente praticar suas habilidades de digitação ao toque enquanto se comunica nas mídias sociais ou quando realizar tarefas de trabalho menos urgentes.

    O teste de digitação também é uma prática. Faça o teste de vez em quando para ver o quanto sua velocidade melhorou. 

  • Você não pode aprender a digitar ao toque se olhar constantemente para o teclado. Tente se lembrar da localização dos símbolos no teclado (nossas primeiras 4 lições ensinam exatamente isso).

    Pode parecer muito lento no início, mas gradualmente, sua velocidade de digitação irá aumentar. As próximas 4 lições irão reforçar este resultado. Passe pelas primeiras 8 lições de digitação de teclado, alcance todas as recompensas e, em poucas semanas, você não se lembrará nem mesmo que digitou de maneira diferente.

Psiu! Você pode se divertir ainda mais com os grupos. Convide seus amigos para estudar e competir em grupo. Os grupos também funcionam bem para professores. E não se esqueça de experimentar o modo de jogo ;)

Cuide-se